"Que espécie de Deus é o vosso que condena antes de ouvir? Que gente sois, senhores, que Reino é este em que tive a TRISTE SORTE de nascer?
Sr. Marechal: quanto vale, para vós, a vida dum homem?"

Felizmente há luar! - Luís de Sttau Monteiro

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Domingo de Páscoa...

Ora bem, após termos a visita pessoal do coelhinho da Páscoa no nosso quintal...
eu a Liliana fomos tendo algumas dúvidas relativas a esta quadra tão importante para os cristãos.
O nosso espanto foi quando tentamos saber a proveniência de certas tradições e não nos sabiam responder!

Por isso aqui ficam as nossas dúvidas:
  1. Porque é que a quaresma dura 7semanas (40dias)?
  2. Porque estão associados os ovos?
  3. Porque estão associados os coelhos?
  4. Porque se comem amêndoas ao longo desta quadra?

Entretanto, como não souberam esclarecer as nossas dúvidas, decidimos procurar na internet e já temos algumas respostas.
Ainda assim penso que todos os que acreditam nesta quadra se deverão debruçar sobre as perguntas e questionar se realmente sabem o que celebram e qual as origens e simbolismos das diferentes tradições associadas a esta quadra.

3 comentários:

  1. Talvez não tenhas perguntado às pessoas certas...
    Pergunta-me a mim que eu respondo-te! :)

    ResponderEliminar
  2. Falta-me saber o porquê das amêndoas!

    Foi a única coisa que não consegui descobrir na net.

    ResponderEliminar
  3. Também não sei ao certo, mas acho que parte do "problema" é que a tradição das amêndoas é uma coisa portuguesa - pelo menos não conheci ainda mais nenhum país em que fossem o símbolo da Páscoa que são em Portugal. Atirando um palpite para o ar, diria que é porque são "frutos da época"?
    Ah, e gostei do coelho! :)

    ResponderEliminar